Realidade
Os Serviços Públicos debatem-se com constrangimentos e desafios que podem desencadear fortes pressões e tensões. Entre os quais se destacam: o peso da cultura burocrático-administrativa; a escassez de recursos humanos; o peso hierárquico e a fraca participação dos trabalhadores; e o défice de trabalho em ambiente de equipa. Para agravar este cenário – segundo um estudo europeu recente – os portugueses apresentam uma das perceções mais negativas sobre a Administração Publica.
As condições laborais apresentadas são muito preocupantes, dado que são geradoras de uma resposta limitada e de um forte desgaste dos profissionais. As consequências são danosas para todos: trabalhadores, clientes/utentes e Serviços Públicos.
Soluções
A solução passa pela criação de ambientes de partilha e de resolução de problemas, de forma assistida. O coaching, em particular o COACHING COLETIVO (coaching de grupo ou coaching de equipa), é encarado como uma metodologia eficaz tendo em conta os problemas do Setor Público. Neste contexto, o que se espera do COACH?
O COACH acompanha os profissionais do Setor Público, em encontros periódicos. A sua intervenção passa por: 1) ajudar a melhorar a resposta dos profissionais e dos Serviços; 2) acompanhar e controlar as pressões e os estados psicossociais e emocionais; 3) estimular a ação individual e coletiva; dando apoio em situação de dificuldade; e 4) estimular o desenvolvimento do potencial individual e/ou coletivo.
A nossa rota estimula a REFLEXÃO sobre desafios laborais.
Metodologias
A EXPANSÃO H coloca ao dispor do seu Serviço, um conjunto de soluções de coaching, de suporte à gestão e desenvolvimento dos profissionais do SETOR PÚBLICO. Estas soluções garantem o apoio direto às equipas de front-office e back-office, encontrando-se disponíveis em formato coletivo (Team Coaching ou Group Coaching) ou em formato individual (Executive Coaching e Personal Coaching).
As nossas intervenções de coaching orientam-se por sessões de acompanhamento e apoio que recaem sobre os processos e resultados de trabalho e, concomitantemente, sobre o estado psicossocial dos profissionais.
FORMATOS SETOR PÚBLICO
Focos de Intervenção
Análise de Otimização do Desempenho
Ações Otimização de Desempenho
Alinhamento Políticas e Protocolos
Análise Stressores no Trabalho
Ações de Prevenção do Stress
Ações de Controlo do Stress
Quais as mais valias para a sua Instituição?
Garanta Apoio na Gestão de Desafios.
Diga Sim ao Desenvolvimento Profissional Sustentável!