Realidade
A revisão do SIADAP (DL n.º 12/2024) veio reforçar a importância de uma implementação integrada dos sistemas de gestão e avaliação na administração pública, no sentido de articular de forma coerente os desempenhos dos Serviços e dos que neles trabalham, com alinhamento de metas, coletivas e individuais, e efeitos associados em matéria de atribuição de distinção de mérito a Serviços, dirigentes e trabalhadores.
Nesse sentido e tendo em conta as práticas de avaliação reforçadas pela revisão do SIADAP, há que preparar o novo ciclo avaliativo (2025), privilegiando os seguintes procedimentos: 1) Definição de objetivos e metas, orientada pela metodologia SMART; 2) Operacionalização dos indicadores de medida e critérios de superação, respeitando os requisitos previstos; 3) Elaboração de instrumentos de monitorização do desempenho (objetivos e competências); 4) Contratualização, controlo e feedback; e 5) Fundamentação das classificações com base nos resultados da monitorização do desempenho, respeitando os princípios do rigor e da objetividade.
A revisão do SIADAP (DL n.º 12/2024) deve ser encarada como uma oportunidade de melhoria e desenvolvimento da arquitetura de implementação do SIADAP e das práticas e procedimentos de avaliação previstos na lei.
Soluções
As soluções de revisão do SIADAP propostas pela EXPANSÃO H centram-se na criação de condições que permitam viabilizar a diferenciação do desempenho e, consequentemente, praticar o reconhecimento do contributo efetivo de cada avaliado e de cada Dirigente/Serviço.
A nossa consultoria assenta na implementação do SIADAP de forma integrada (SIADAP 1,2,3); centrada num planeamento rigoroso, e numa definição de objetivos em cascata que permita a criação de condições de monitorização do desempenho, e uma avaliação de resultados alinhada e consequente entre os diferentes subsistemas.
Implementação Integrada do SIADAP 1,2,3? Pergunte-nos COMO
Metodologias
A EXPANSÃO H coloca ao dispor dos Organismos Públicos, um conjunto de soluções de apoio à implementação do SIADAP, tais como: definição de objetivos dos Serviços/Dirigentes; definição de objetivos individuais e de responsabilidade partilhada; definição de indicadores de medida e critérios de superação; e elaboração de instrumentos de monitorização de objetivos e competências.
As nossas intervenções orientam-se por uma visão humanista da avaliação de desempenho, e pela garantia de apoio técnico permanente, ao longo do processo de consultoria.
Focos de Intervenção
Definição de Objetivos dos Dirigentes/UO (SIADAP 2)
Definição de Objetivos dos Trabalhadores (SIADAP 3)
Definição de Indicadores de Medida
Definição de Criérios de Cumprimento e Superação
Instrumentos Monitorização de Objetivos e Competências
Apoio Jurídico SIADAP
Quais as mais valias para a sua Instituição?
Procura Consultoria Especializada?
Então, está no sítio certo!