Realidade
A revisão do SIADAP (DL n.º 12/2024) veio reforçar a importância de uma implementação integrada dos sistemas de gestão e avaliação na administração pública, no sentido de articular de forma coerente os desempenhos dos Serviços e dos que neles trabalham, com alinhamento de metas, coletivas e individuais, e efeitos associados em matéria de atribuição de distinção de mérito a Serviços, dirigentes e trabalhadores.
Nesse sentido e tendo em conta as práticas de avaliação reforçadas pela revisão do SIADAP, há que preparar o novo ciclo avaliativo (2025), privilegiando os seguintes procedimentos: 1) Definição de objetivos e metas, orientada pela metodologia SMART; 2) Operacionalização dos indicadores de medida e critérios de superação, respeitando os requisitos previstos; 3) Elaboração de instrumentos de monitorização do desempenho (objetivos e competências); 4) Contratualização, controlo e feedback; e 5) Fundamentação das classificações com base nos resultados da monitorização do desempenho, respeitando os princípios do rigor e da objetividade.
A revisão do SIADAP (DL n.º 12/2024) deve ser encarada como uma oportunidade de melhoria e desenvolvimento da arquitetura de implementação do SIADAP e das práticas e procedimentos de avaliação previstos na lei.
Soluções
As soluções de revisão do SIADAP propostas pela EXPANSÃO H centram-se na criação de condições que permitam viabilizar a diferenciação do desempenho e, consequentemente, praticar o reconhecimento do contributo efetivo de cada avaliado e de cada Dirigente/Serviço.
A nossa consultoria assenta na implementação do SIADAP de forma integrada; centrada num planeamento rigoroso, e numa definição de objetivos em cascata que permita a criação de condições de monitorização do desempenho, e uma avaliação de resultados alinhada e consequente entre os diferentes subsistemas.
A nossa acção oferece soluções de SIADAP úteis.
Metodologias
A EXPANSÃO H coloca ao dispor dos Organismos Públicos, um conjunto de soluções de apoio à implementação do SIADAP, tais como: definição de objetivos dos Serviços/Dirigentes; definição de objetivos individuais e de responsabilidade partilhada; definição de indicadores de medida e critérios de superação; e elaboração de instrumentos de monitorização de objetivos e competências.
As nossas intervenções orientam-se por uma visão humanista da avaliação de desempenho, e pela garantia de apoio técnico permanente, ao longo do processo de consultoria.
Focos de Intervenção
Definição de Objetivos dos Dirigentes (SIADAP 2)
Definição de Objetivos dos Trabalhadores (SIADAP 3)
Definição Indicadores e Medida e Formas de Verificação
Definição de Criérios de Cumprimento e Superação
Monitorização de Objetivos e Competências
Procedimentos legais e Regulamento do CCA
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