Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Select Page

SIADAP

Realidade

O SIADAP visa promover resultados efetivos de melhoria e desenvolvimento das pessoas, dos Serviços e dos Organismos públicos. Porém, nem sempre assim acontece. 

Existem indicadores reveladores de uma aplicação pouco adequada (e ineficiente) do SIADAP, tais como: 1) Planeamento com défice de relevância, alinhamento e objetividade; 2) Inexistência de práticas de monitorização de objetivos e competências; 3) Classificações condicionadas pelo ímpeto da sobreavaliação; 4) Classificações validadas sem fundamentação probatória; e 5) Ausência dos efeitos previstos de melhoria e desenvolvimento dos Serviços e das pessoas.

Nestas situações o mais importante é, por um lado, reconhecer que há margem de melhoria e, por outro, procurar medidas corretivas da situação.

Soluções

A consultoria especializada nesta área abre caminho à otimização dos processos de gestão da avaliação do desempenho dos Serviços da Administração Pública Central ou Local, conferindo maior eficácia ao sistema. A materialização desse processo exige a aplicação de procedimentos técnicos específicos nas diversas fases do processo do SIADAP (planeamento, acompanhamento, monitorização e avaliação).

As soluções de revisão e otimização do SIADAP centram-se na criação de condições que permitam viabilizar a diferenciação do desempenho e, consequentemente, praticar o reconhecimento do contributo efetivo de cada avaliado.

A nossa atuação cria compromisso com o SIADAP.

Metodologias

A EXPANSÃO H coloca ao dispor dos Organismos Públicos, um conjunto de soluções de suporte à implementação do SIADAP, tais como: operacionalização de objetivos QUAR; operacionalização de objetivos individuais e partilhados; definição de indicadores de medida e critérios de superação; e elaboração de instrumentos de monitorização de objetivos e competências.

As nossas intervenções orientam-se por uma visão humanista e integrada do SIADAP; uma atitude de envolvência, estimulando a participação dos vários intervenientes; e uma relação de apoio, ao longo do processo de melhoria do sistema.

Focos de Intervenção

Operacionalização do QUAR

Operacionalização Objetivos de Serviço

Operacionalização Objetivos Individuais

Monitorização Objetivos

Monitorização Competências

Regulamento SIADAP

Quais as mais valias para a sua Instituição?

Planeamento de Trabalho

Alinhamento com os Serviços

Foco e Motivação no Trabalho

Produtividade e Qualidade

Procura Consultoria Especializada?

Então, está no sítio certo!

Formação Avaliação Adm. Pública

Formação Liderança

Coaching Desempenho