Realidade
Em vigor desde 2004 na Administração Central e desde 2006 na Administração Local, o SIADAP – Sistema de Avaliação da Administração Pública Portuguesa – permitiu a introdução de um novo paradigma de gestão no setor público. Este tem como finalidade major, a obtenção de resultados efetivos de melhoria e desenvolvimento dos Serviços e das pessoas.
O retrato do SIADAP, de uma forma geral, apresenta-nos um vasto campo de melhoria. Inquestionavelmente, muito há a fazer em matéria de otimização do SIADAP nos nossos Organismos Públicos.
Soluções
A forma de implementação do SIADAP (e as suas condições prévias) condicionam fortemente a realidade da avaliação e a efetividade do sistema. Exemplificando: há que ter presente que uma resposta burocrático-administrativa não é suficiente para se fazer cumprir a legislação SIADAP, nem tão pouco alcançar, satisfatoriamente, as finalidades previstas.
A aplicação do SIADAP de forma desajustada e desregulada acarreta consequências danosas para os trabalhadores e para os Serviços. A fragilidade dos resultados advém, não raras vezes, do défice de preparação dos avaliadores e da ausência de atividades gestionárias (planeamento, monitorização, feedback, etc.).
O nosso foco está na capacitação dos avaliadores.
Metodologias
As intervenções formativas da EXPANSÃO H, nesta área do conhecimento, visam o desenvolvimento de competências críticas, nomeadamente de: “Operacionalização de Objetivos”; “Definição de Indicadores de Medida e Critérios de Superação; e “Conceção de Instrumentos de Monitorização do Desempenho”.
Os nossos cursos SIADAP assentam em metodologias práticas (incluindo o treino de competências), que garantem uma efetiva e sustentada capacitação dos participantes.
CURSOS SIADAP
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