Consultoria

SIADAP

O SIADAP – Sistema Integrado de Gestão e Avaliação de Desempenho na Administração Pública - visa promover resultados efetivos de melhoria e desenvolvimento das pessoas, dos serviços e dos organismos públicas. Porquanto, o sistema exige que, a cada ciclo, sejam traçados resultados ambiciosos, diferenciados - que se materializem, objetiva e comprovadamente, em mais-valias para todos.

Quais as mudanças de visão GRH impulsionadas pelo SIADAP?

A gestão do desempenho preconizada no SIADAP exige uma visão ampla, moderna e integrada da gestão de recursos humanos da Administração Pública Portuguesa. Há que ter presente que, a visão tradicional  pode inviabilizar a sua real e conveniente implementação.

O SIADAP parece ser mais significante e efetivo, quando perspetivado (e praticado) pelo foco humano – em detrimento do foco burocrático. A sua aplicação impõe uma clara mudança de paradigma.

Quais os procedimentos críticos inerentes à implementação do SIADAP?

O SIADAP envolve um conjunto de procedimentos críticos, que nem sempre se encontram devidamente acautelados. O planeamento e a monitorização do desempenho são dois  exemplos a considerar: ambos têm forte influência na obtenção de resultados credíveis; no acesso à diferenciação do desempenho; na promoção da cultura de meritocracia; e na credibilização do Sistema. As indiligências nestes campos podem comprometer, seriamente, os resultados esperados.

 

 

Quais os principais tipos do suporte técnico na implementação do SIADAP?

A consultoria no âmbito do SIADAP visa apoiar a implementação otimizada dos processos de gestão  e avaliação do desempenho dos serviços públicos da Administração Central ou Administração Local, conferindo maior eficácia ao sistema.

A consultoria técnica nesta área permite o apoio especializado ao longo do processo SIADAP; desde a fase de planeamento e operacionalização de indicadores, até à fase de apuramento, fundamentação e validação de resultados.

 

 

Não somos arquitetos mas somos especialistas em arquitetar mudanças!

Consultoria SIADAP

PRINCIPAIS LINHAS DE INTERVENÇÃO

  • Implementação de Gestão e Avaliação por objetivos
  • Operacionalização de Objetivos Estratégicos
  • Operacionalização de Objetivos das UO
  • Operacionalização de Objetivos dos Trab./Equipas
  • Conceção de Monitorização de Objetivos
  • Implementação de Gestão e Avaliação por Competências
  • Definição de Competências Transversais
  • Operacionalização de Competências
  • Conceção de Monitorização de Competências
  • Apuramento de Resultados e Fundamentação 
  • Definição da Estrutura Avaliadores-Avaliados
  • Elaboração do Regulamento do CCA

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