Pré-Diagnóstico
- Como respondem os Dirigentes aos desafios do novo Referencial de Competências para a Administração Pública Portuguesa (ReCAP)?
- Há margem de melhoria, no que respeita à sua capacidade de operacionalizar, monitorizar e avaliar competências, no âmbito do SIADAP?
- Quais as prioridades formativas, face aos novos desafios da “Avaliação por Competências” (ReCAP/SIADAP)?
finalidade
Trabalhar capacidades e conhecimentos sobre o ReCAP – Referencial de Competências para a Administração Pública Portuguesa (Portaria n.º 214/2024/1), com aplicação prática ao SIADAP, de forma a assegurar a obtenção de resultados fidedignos de avaliação de desempenho de dirigentes e trabalhadores – em particular no que respeita à “Avaliação por Competências”.
Conteúdos
© Referencial da EXPANSÃO H
- ReCAP e aplicação nos subsistemas GRH da Administração Pública (Portaria n.º 214/2024/1)
- Tipologia de Competências – Transversais nucleares; transversais funcionais; e específicas do cargo de Dirigente e processo de escolha
- Elementos de caracterização de uma Competência – o papel das componentes estruturais e dos comportamentos associados
- ReCAP e a sua aplicação no âmbito do SIADAP
- Níveis de exigência da competência (ReCAP) e a escala de avaliação das competências (SIADAP)
- Monitorização e avaliação de competências (SIADAP), em alinhamento com o ReCAP
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Competências
© Referencial da EXPANSÃO H
- Caracterizar o Referencial de Competências presente no ReCAP (Portaria n.º 214/2024/1)
- Caracterizar as competências, de acordo com a tipologia: 1) transversais nucleares, 2) transversais funcionais e 3) específicas do cargo de Dirigente, executando o processo de escolha
- Caracterizar e operacionalizar competências, no âmbito do processo SIADAP, a partir dos seus elementos-chave (modelo ReCAP)
- Elaborar instrumentos de monitorização de competências, considerando o modelo ReCAP
- Avaliar competências, em alinhamento com os níveis de exigência (ReCAP) e a escala de avaliação do parâmetro competências (SIADAP)
Doing & Reflection
Formação Experiencial e Reflexiva
Ambiente Participativo
Formação Prática
Treino de Competências
Feedback Personalizado
Contexto
Intraorganizacional (Corporate)
Formadores
Especialistas/Certificados
Formato
Presencial
Duração
Ajustada
Garantias da Formação Expansão H
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