Realidade
A avaliação de desempenho é a área central (pivô) da gestão de recursos humanos.
Estudos internacionais atestam que “a gestão e avaliação do desempenho”, quando aplicada de forma rigorosa e ajustada, pode proporciona efeitos positivos no negócio e nas pessoas.
Com efeito, a gestão e avaliação do desempenho pode trazer benefícios significativos para as empresas e para o seu capital humano, nomeadamente de: I) Clareza e transparência; II) Objetividade das finalidades e dos resultados esperados; III) Rigor nas formas de atuação; IV) Compromisso e motivação; V) Processos e medidas de melhoria e desenvolvimento; VI) Rigor dos resultados de avaliação; VII) Ganhos de produtividade; e VIII) Evolução e progresso das pessoas e da empresa.
No caso das empresas portuguesas, há um vasto campo de oportunidades de melhoria nesta área – o que não deve ser descurado.
Soluções
Tendo em conta os desafios estruturais desta área, há que desenhar soluções que acautelem alguns aspetos críticos, tais como: a) o alinhamento entre a avaliação de desempenho e a cultura da empresa; b) o alinhamento entre o plano estratégico, o plano operacional e os resultados desejados; c) a estruturação coerente e ajustada do sistema de avaliação de desempenho; d) a capacitação dos principais intervenientes; e) a operacionalização de metas e indicadores de desempenho; f) a elaboração de instrumentos de monitorização do desempenho; e g) a previsão de feedback e de planos de melhoria e desenvolvimento.
Sublinhamos a seguinte premissa: para que o sistema de avaliação de desempenho se apresente vigoroso e virtuoso, este deve ser desenhado e implementado de forma customizada e adequada.
Avaliação de desempenho á medida?
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Metodologias
A EXPANSÃO H tem ao seu dispor da sua empresa um conjunto de soluções práticas no domínio da gestão e avaliação do desempenho, tais como: diagnóstico e desenho do sistema de avaliação, à medida; definição dos métodos de avaliação (“Avaliação por Objetivos”; “Avaliação por Competências”; etc.) mais adequados; elaboração dos instrumentos de avaliação, à medida; e capacitação dos vários intervenientes, em particular dos avaliadores.
As nossas intervenções de consultoria orientam-se por: uma visão humanista e integrada da avaliação de desempenho; uma atitude de envolvência dos todos os intervenientes no processo de mudança; e uma relação de apoio sistemático, ao longo do processo de intervenção.
Focos de Intervenção
Diagnóstico de Avaliação de Desempenho
(Re)estruturação do Sistema de Avaliação
Planeamento do Processo de Avaliação
Métodos e Indicadores Avaliação
Instrumentos Monitorização Desempenho
Feedback Planos de Melhoria
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